O NAVEGADOR NETSCAPE TRANSFORMOU-SE NO FIREFOX DA MOZILLA

O NAVEGADOR NETSCAPE TRANSFORMOU-SE NO FIREFOX DA MOZILLA

Embora o netscape não seja uma transformação direta, o firefox foi criado utilizando o mesmo código fonte do netscape.

O Firefox foi desenvolvido usando o código fonte do Netscape Navigator, que foi lançado como software livre em 1998, dando origem ao Projeto Mozilla. Portanto, apesar de não seja uma transformação direta, pode-se dizer que o Firefox tem suas raízes no Netscape. Além disso, muitos dos desenvolvedores que trabalharam no Netscape também contribuíram para o desenvolvimento do Firefox.

A história do Projeto Mozilla começou em 1998 com o lançamento do código fonte da suíte de navegador Netscape. O objetivo era aproveitar a criatividade de programadores da internet e a inovação no mercado de navegadores. No primeiro ano, membros da comunidade de todo o mundo contribuíram com novas funcionalidades, aprimorando recursos existentes e se envolvendo na gestão do projeto.

O projeto Mozilla se tornou maior do que qualquer empresa ao criar uma comunidade aberta. Os membros expandiram o escopo do projeto e a missão original, criando uma variedade de navegadores, ferramentas de desenvolvimento e outros projetos. Todos estavam envolvidos em criar software livre que permitisse que as pessoas tivessem escolha na experiência da internet.

Em 2002, o navegador Phoenix foi lançado, apresentando muitas melhorias, mas não era muito usado, já que mais de 90% dos usuários de internet navegavam com o Internet Explorer. Mais tarde o Phoenix foi renomeado para Firefox, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de navegação possível para o maior número de pessoas.

Em 2003, a Mozilla Foundation foi criada como uma organização independente sem fins lucrativos, apoiada por doadores individuais e empresas. A fundação continuou a gerenciar as operações diárias do projeto e promover abertura, inovação e oportunidade na internet, além de lançar softwares como o Firefox e o Thunderbird e expandir para novas áreas.

O Firefox 1.0 foi lançado em 2004 e se tornou um grande sucesso, sendo baixado mais de 100 milhões de vezes em menos de um ano. Desde então, novas versões são lançadas regularmente e continuam a estabelecer novos recordes. A popularidade do Firefox ajudou a trazer escolha de volta aos usuários e acelerou a inovação na internet.

Em 2013, a Mozilla lançou o Firefox OS para levar o poder da web a smartphones e oferecer controle e escolha a uma nova geração de usuários. A comunidade da Mozilla celebrou seu 15º aniversário no mesmo ano, mostrando que empresas podem se beneficiar da colaboração em projetos de código aberto e que grandes produtos podem ser produzidos como software livre.

A Mozilla continuará a proporcionar oportunidades para as pessoas se expressarem e moldarem suas vidas online. A comunidade Mozilla, em conjunto com outros projetos de código aberto e organizações de utilidade pública, existe por causa das pessoas envolvidas em transformar objetivos comuns em realidade. Se quiser se juntar à missão da Mozilla, participe! O futuro traz desafios e oportunidades, e a Mozilla está preparada para enfrentá-los com sua comunidade aberta e transparente.

rico

Bacharel em administração, especialização em gestão financeira, gestão governamental, perito em contabilidade, analista de investimento e especialista em mercado financeiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Atualizar