![]() |
Resolvendo conexão TETHERING USB NO LINUX via terminal |
Tethering é a conexão à internet pela qual se utiliza um smartphone para compartilhar acesso à internet com um pc ou laptop via USB ou Bluetooth; esse método faz uso do smartphone como se fosse um modem USB ou Bluetooth. A nomenclatura para esse tipo de conexão tethering via cabo USB é “USB Ethernet”.
Acontece que alguns smartphones de determinadas marcas ou modelos ou versões do sistema, apesar de possuir o tethering USB e fazer a conexão normalmente, após 1 ou dois minutos essa conexão à internet é interrompida com o pc ou laptop.
O Linux faz o seguinte comportamento: primeiro ele identifica o smartphone e aceita a conexão à internet normalmente quando habilitada pelo usuário, e depois desse prazo mínimo, simplesmente desconecta; e quando isso acontece, o Linux passa a identificar o smartphone como um modem USB e tenta estabelecer uma conexão do tipo banda larga móvel, assim o pc ou laptop fica sem internet durante esse segundo processo automático.
- Pode acontecer de o smartphone não exibir a opção de tethering usb, e se for isso, em DEPURAÇÃO, ative o modo 'desenvolvedor' > 'depuração USB';
- Em REDE, ative a opção 'Usar cliente DHCP';
- e selecione a configuração USB 'RNDIS (USB Ethernert). Isso é suficiente para exibir a opção de TETHERING USB no smartphone.
- Reinicie o Debian e o smartphone e tente ativar o tethering via USB.
Se ainda estiver sem internet no Debian, então execute esses comandos no terminal:
sudo systemctl restart NetworkManager
Confirme que o tethering está ativo com o comando:
lsusb
Deverá retornar algo assim:
Bus 001 Device 005: ID 1008:6145 LG Electronics, Inc. LM-X499xxx/G2 Android Phone (USB tethering mode)
Tal retorno demonstra que a conexão via tethering realmente está ativa. Então a falta de internet se deve às configurações de rede que precisam ser feitas de forma manual, com os comandos:
sudo dhclient -r
sudo dhclient
Agora, execute mais esse comando para verificar se há conexão:
nmcli device
Deverá retornar algo assim:
DEVICE TYPE STATE CONNECTION
lo loopback connected (externally) lo
enp1s0 ethernet conectado enp1s0
Se o comando não trouxer esse retorno citado acima e/ou o Debian ainda não estiver conectado à internet, então pode estar faltando definir as configurações de DNS. Execute esse comando:
sudo nano /etc/resolv.conf
Isso abre o editor no terminal com as configurações de DNS, e nele já é para ter algum endereço ip resultante dessa conexão via tethering, bastando apenas que adicione os seguintes DNS's:
nameserver 8.8.8.8
nameserver 8.8.4.4
nameserver 1.1.1.1
nameserver 1.0.0.1
Tecle 'ctrl + o' > 'enter' para salvar; e 'ctrl + x' para sair do editor.
Se precisar, execute novamente o comando:
sudo systemctl restart NetworkManager
Atualizado em: 22 janeiro 2025
Para resolver isso, há duas opções – uma temporária, e outra permanente. A opção temporária serve para aquele pc ou laptop que não é seu, mas que torna-se necessário fazer uso desse tipo de conexão para uma situação que seja temporária, somente durante aquele período de uso específico, sem alterações permanentes no sistema. A opção permanente faz com que o procedimento seja único e permanente; mesmo após reiniciar a máquina, tal configuração persistirá; mas ainda reversível quando quiser desfazê-lo a qualquer momento.
1 – RESOLVENDO A CONEXÃO À INTERNET VIA TETHERING USB NO LINUX DE FORMA TEMPORÁRIA
No terminal, execute a seguinte linha de comando:
sudo systemctl stop ModemManager.service
Após alguns segundos ou minutos, ative o tethering USB no smartphone para se conectar à internet no pc ou laptop.
Quando o sistema for reiniciado, ele voltará ao estado normal anterior, sendo que para uma nova conexão posterior, será necessário repetir esse procedimento.
2 – RESOLVENDO A CONEXÃO À INTERNET VIA TETHERING USB NO LINUX DEFINITIVAMENTE
Para resolver isso de forma definitiva, no terminal, execute a seguinte linha de comando:
sudo systemctl disable ModemManager.service
Pronto! Mesmo que o sistema operacional seja reiniciado, esse procedimento continuará válido, sem necessidade de repeti-lo toda vez que for fazer uso desse tipo de conexão futuramente, até que seja necessário desfazê-la.
DESFAZENDO A CONFIGURAÇÃO DE TETHERING PERMANENTE
Para desfazer a desativação do gerenciador de serviço de conexão do modem USB, no terminal, execute a seguinte linha de comando:
sudo systemctl enable ModemManager.service
Fazendo isso, o gerenciador do modem volta ao estado original como estava.
Atualizado em: 23 janeiro 2023