Resolvendo conexão TETHERING USB NO LINUX via terminal |
Tethering é a conexão à internet pela qual se utiliza um smartphone para compartilhar acesso à internet com um pc ou laptop via USB ou Bluetooth; esse método faz uso do smartphone como se fosse um modem USB ou Bluetooth. A nomenclatura para esse tipo de conexão tethering via cabo USB é “USB Ethernet”.
Acontece que alguns smartphones de determinadas marcas ou modelos ou versões do sistema, apesar de possuir o tethering USB e fazer a conexão normalmente, após 1 ou dois minutos essa conexão à internet é interrompida com o pc ou laptop.
O Linux faz o seguinte comportamento: primeiro ele identifica o smartphone e aceita a conexão à internet normalmente quando habilitada pelo usuário, e depois desse prazo mínimo, simplesmente desconecta; e quando isso acontece, o Linux passa a identificar o smartphone como um modem USB e tenta estabelecer uma conexão do tipo banda larga móvel, assim o pc ou laptop fica sem internet durante esse segundo processo automático.
Para resolver isso, há duas opções – uma temporária, e outra permanente. A opção temporária serve para aquele pc ou laptop que não é seu, mas que torna-se necessário fazer uso desse tipo de conexão para uma situação que seja temporária, somente durante aquele período de uso específico, sem alterações permanentes no sistema. A opção permanente faz com que o procedimento seja único e permanente; mesmo após reiniciar a máquina, tal configuração persistirá; mas ainda reversível quando quiser desfazê-lo a qualquer momento.
1 – RESOLVENDO A CONEXÃO À INTERNET VIA TETHERING USB NO LINUX DE FORMA TEMPORÁRIA
No terminal, execute a seguinte linha de comando:
sudo systemctl stop ModemManager.service
Após alguns segundos ou minutos, ative o tethering USB no smartphone para se conectar à internet no pc ou laptop.
Quando o sistema for reiniciado, ele voltará ao estado normal anterior, sendo que para uma nova conexão posterior, será necessário repetir esse procedimento.
2 – RESOLVENDO A CONEXÃO À INTERNET VIA TETHERING USB NO LINUX DEFINITIVAMENTE
Para resolver isso de forma definitiva, no terminal, execute a seguinte linha de comando:
sudo systemctl disable ModemManager.service
Pronto! Mesmo que o sistema operacional seja reiniciado, esse procedimento continuará válido, sem necessidade de repeti-lo toda vez que for fazer uso desse tipo de conexão futuramente, até que seja necessário desfazê-la.
DESFAZENDO A CONFIGURAÇÃO DE TETHERING PERMANENTE
Para desfazer a desativação do gerenciador de serviço de conexão do modem USB, no terminal, execute a seguinte linha de comando:
sudo systemctl enable ModemManager.service
Fazendo isso, o gerenciador do modem volta ao estado original como estava.