Fundações Diretas e Indiretas

 

Fundações diretas e indiretas

O tipo de fundação pode ser direta ou indireta, conforme o modo de distribuição de carga transferida para o solo.

FUNDAÇÕES DIRETAS

São as fundações recomendadas para tipo de solo firme e que não excedam a 3,00 m de profundidade. Esse tipo de fundação possui três classificações – Radier, Baldrames e Blocos de Fundações.

1. RADIER

Radier é uma laje de concreto armado cobrindo toda a área da construção, é nela que a carga total da obra é distribuída. É o tipo de fundação direta mais econômica indicada para pequenas construções que não demandam muita carga, inclusive para solos de baixa resistência.

2. BALDRAMES

O baldrame é um tipo de fundação mais profunda que o radier, o qual é construído ao longo do comprimento da parede, fazendo a distribuição da carga de forma linear. É sobre essa base linear de concreto que armado que as paredes serão levantadas. O baldrame pode ser construído de pedra, concreto simples ou armado e de tijolos maciços.

Quando o baldrame é feito de concreto armado, este pode ser chamado de SAPATA CORRIDA.

Usa-se muito esse tipo de fundação para a construção de casas residenciais, onde a profundidade máxima da camada resistente chega até 0,60 m.

O baldrame também se aplica a grandes construções, mas é construído ainda por cima das fundações mais profundas ou indiretas.

3. BLOCOS DE FUNDAÇÃO

A fundação em blocos distribui a carga dos pilares que estão na parte superior. Onde houver um pilar, haverá um bloco ou sapata para fazer a distribuição da carga para o solo. Pode atingir a profundidade de até 3,00 m em busca de solo mais firme.

Os blocos de fundação podem ser construídos de pedra, de concreto simples ou armado, tijolos maciços.

Quando o bloco for feito de concreto armado, terá o nome de sapata.

FUNDAÇÕES INDIRETAS

São fundações profundas com mais de 3,00 m da superfície do solo. A distribuição da carga acontece pela resistência da ponta ou pelo atrito lateral da estaca ou tubulão com o solo.

São fundações indiretas do tipo: estacas ou tubulões. Suportam cargas de cima para baixo (estacas de compressão) e de baixo para cima (estacas de tração).

Quanto ao tipo, as estacas podem ser construídas de concreto simples ou armado, em madeira ou aço.

rico

Bacharel em administração, especialização em gestão financeira, gestão governamental, perito em contabilidade, analista de investimento e especialista em mercado financeiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Atualizar